Amazonas
Criador das alegorias “vivas” de Parintins, Jair Mendes morre aos 82 anos
Jair Mendes inovou, ainda na década de 70, o Festival de Parintins com movimentos reais de alegorias nas apresentações dos bumbás Caprichoso e Garantido

(Foto: Redes sociais)
O artista plástico Jair Mendes, morreu no último sábado (15/03), aos 82 anos. Ele foi o criador das alegorias em movimento do Festival Folclórico de Parintins. Jair Mendes morreu em Manaus, onde estava desde novembro do ano passado, em tratamento de problemas de saúde. A família informou que ele estava internado no Hospital Delfina Aziz.
Jair Mendes inovou, ainda na década de 70, o Festival de Parintins com movimentos reais de alegorias nas apresentações dos bumbás Caprichoso e Garantido.
“Jair Mendes foi responsável por influenciar artistas de todas as gerações do festival e contribuiu com o seu talento e de dedicação para o crescimento da festa popular, que ganhou o mundo desde então”, diz trecho de nota de pesar divulgada pelo governo do estado.
O corpo dele foi velado durante a noite em uma funerária da capital amazonense e será sepultado em Parintins neste domingo (16).

Faça um comentário