Amazonas
Balsa com motos da ZFM encalha no Rio Madeira a caminho de Porto Velho
A seca que atinge a região tem prejudicado a navegabilidade das balsas com cargas.

Foto: Divulgação
Uma balsa que transportava cerca de 400 motocicletas da Zona Franca de Manaus (ZFM) está encalhada em um trecho do rio Madeira há aproximadamente 40 dias devido à seca grave que atinge a região. A carga estava sendo levada para Porto Velho.
A seca que atinge a região tem prejudicado a navegabilidade das balsas com cargas. Segundo Natani Lima, gerente de uma entrega que aguardava a carga, a balsa saiu de Manaus com previsão de chegada a Porto Velho no dia 24 de setembro, em uma viagem que normalmente dura 15 dias. Entretanto, a embarcação ficou presa em um banco de areia, agravando os atrasos.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) destaca que a hidrovia do rio Madeira é uma das principais rotas de transporte da região Norte, com mais de 1.000 km de extensão navegável. Desde julho, o nível das águas tem obrigado às autoridades a proibir a navegação noturna no local. Na última quarta-feira (30), o rio estava com apenas 76 centímetros de profundidade, muito abaixo do nível habitual.
Outras balsas que transportam grãos e combustíveis, como gasolina e diesel, também aguardam as melhores condições para navegação, evidenciando o impacto da seca nos transportes e no abastecimento da região.

Faça um comentário