Conecte-se conosco

Política

Roberto Cidade é reeleito como presidente da Aleam após decisão de ministro do STF

De 23 deputados presentes, apenas o deputado estadual Daniel Almeida (Avante) votou contra. A deputada Mayara Pinheiro (Republicanos) esteve ausente.

Foto: Hudson Fonseca / Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reelegeu para presidir a casa pela 3ª vez o deputado Roberto Cidade, em uma votação que durou menos de dois minutos. O pleito ocorreu nesta quarta-feira (30), menos de dois dias após o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandar os parlamentares refazerem o pleito que elegeu Cidade para um novo mandato.

De 23 deputados presentes, apenas o deputado estadual Daniel Almeida (Avante) votou contra. A deputada Mayara Pinheiro (Republicanos) esteve ausente.

A única chapa inscrita – e que foi eleita – tem a mesma composição da que foi suspensa pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Veja a composição da Mesa Diretora:

Presidente: Roberto Cidade
1º Vice-presidente: Adjuto Afonso
2º Vice-presidente: Abdala Fraxe
3º Vice-presidente: Joana Darc
Secretária-Geral: Alessandra Campelo
1º Secretário: Delegado Péricles
2º Secretário: Cabo Maciel
3º Secretário: João Luiz
Corregedor: Sinésio Campos
Ouvidor: Felipe Souza

A reunião ocorreu, após aprovação em plenário do Projeto de Resolução Legislativa nº 56/2024, que alterou o Regimento Interno da Casa Legislativa, prevendo que a eleição deve acontecer em reunião específica convocada para esse fim, a partir do mês de outubro do segundo ano da legislatura.

O PRL adequou o regimento à jurisprudência atual do Supremo Tribunal Federal (STF), quanto ao período para realização da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio, além de aperfeiçoar o procedimento para essa eleição.