Política
Cirurgia de Lula, troca na presidência do STF e general Augusto Heleno na CPMI; confira os destaques da semana
Presidente tem artrose na cabeça de fêmur, desgaste na cartilagem que reveste articulações; procedimento será realizado nesta sexta

O ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Jair Bolsonaro, o general da reserva Augusto Heleno, vai depor na CPMI do 8 de Janeiro, no Congresso Nacional, nesta terça-feira (26). Apesar de confirmar a participação, o militar se recusou a detalhar o que espera do depoimento ou de acusações que pesam sobre o mandato anterior.
“Estou convocado para comparecer à CPMI na terça-feira. Antes disso, não tenho que falar nada”, afirmou neste domingo (24).
Um dos motivos que vinculam o militar ao 8 de Janeiro é o fato de dois membros da sua gestão no GSI — os generais de divisão Carlos José Assumpção Penteado e Carlos Feitosa Rodrigues — terem estado trabalhando no órgão no dia dos ataques. Os dois foram exonerados no dia 23 daquele mês.
No depoimento que prestou à CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no início de junho, Heleno disse não ter informações sobre os assuntos e não ter sido articulador de golpe.

Faça um comentário