Conecte-se conosco

Esportes

CBF cria troféu Roberto Dinamite em homenagem ao maior ídolo do Vasco

Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, Dinamite dará nome ao troféu do artilheiro da competição

Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama

A CBF criou o troféu Roberto Dinamite, que será entregue ao artilheiro do Campeonato Brasileiro a partir de 2024. A entidade dará o nome do maior ídolo da história do Vasco e do Brasileirão, com 190 gols. Além do troféu, o vencedor receberá também um prêmio financeiro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo diretor de marketing da CBF, Lênin Franco, durante a reunião do Conselho Técnico da competição. O encontro contou com a participação dos 20 representantes da competição.

Com 190 gols no Brasileiro, Roberto Dinamite morreu em janeiro do ano passado, aos 68 anos, vítima de câncer no intestino.

“O Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele conseguiu um feito fantástico ao se sagrar o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. Por tudo isso, nada mais justo que eternizar esse recorde dando o nome deste craque ao troféu do artilheiro da competição”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Filho do homenageado, Rodrigo Dinamite participou da reunião e agradeceu a criação do prêmio.

“Fico muito feliz com essa homenagem ao meu pai. Obrigado por manterem o legado do meu pai. Me sinto muito grato”, disse Rodrigo.

Duas Copas do Mundo

O jogador nascido em Duque de Caxias teve passagem marcante pela Seleção Brasileira. Com a Amarelinha, o atacante marcou 25 gols e foi artilheiro no vice-campeonato do Brasil na Copa América de 1983. Disputou duas Copas do Mundo: em 1978 e 1982.

Roberto Dinamite é o maior ídolo da história do Vasco. No clube carioca, ele marcou 708 gols marcados em 1.110 jogos com a camisa cruz-maltina, e conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

Roberto Dinamite jogou também no Barcelona, da Espanha, e vestiu também as camisas da Portuguesa e do Campo Grande.

Já fora dos gramados, o ex-jogador seguiu carreira na política e foi presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama.

*Com informações da assessoria

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade