Conecte-se conosco

Educação

Amazônia recebe maior encontro científico da Educação na América Latina

A UFAM receberá o evento de 22 a 27 de outubro com um amplo panorama da produção científica

A Amazônia será a casa e o coração da Educação na realização da histórica 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) em outubro. A Universidade Federal do Amazonas  (UFAM) receberá, de 22 a 27 de outubro, o maior evento na área de pesquisa em educação do país, organizado pela ANPEd.

Além de um amplo panorama da produção científica da área, estão previstas mesas de debate sobre temas centrais da Educação no presente com a presença de intelectuais e lideranças indígenas, destacadas/os pesquisadoras/es de todas regiões do país e convidados internacionais. No encerramento, o evento fará um debate sobre os 20 anos da Lei de Cotas. No dia 23 de outubro será realizada conferência da WERA (World Education Reserch Association) com LIU Woon Chia. A programação paralela ainda prevê encontro de entidades, atividades culturais e uma oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) em território indígena.  A Reunião Nacional na Amazônia também celebra os 45 anos da ANPEd, numa história marcada pela defesa da pesquisa, da pós-graduação, do financiamento e da democracia no país.

Foto: Divulgação/UFAM

Pré-evento

No dia 02 de outubro, às 16h, uma transmissão pelo canal da ANPEd no Youtube marcará a abertura do pré-evento online,  com as boas-vindas aos participantes, trazendo um panorama do encontro como um todo. Na sequência, às 16h30, será realizada etapa do Simpósio AERN – American Education Research Network -, contando com a presença de representantes de entidades internacionais.

Nesta fase de pré-evento serão realizados os minicursos (com inscrições até 29/09), apresentação de trabalhos em andamento nos 23 Grupos de Trabalho e Grupo de Estudo Cotidianos da Associação – todas atividades ocorrerão em ambiente virtual, com acesso pela Área da/o Participante no site do evento, onde também está disponível a programação completa.

Em etapa prévia presencial, também serão realizadas reuniões de instâncias da ANPEd na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), co-realizadora do evento, e uma oficina da UPMS na Escola Indígena Kanata T-YKua da comunidade Três Unidos, às margens do Rio Cueiras, a aproximadamente 80 quilômetros de Manaus, reunindo representantes de movimentos sociais e pesquisadoras/es da ANPEd previamente inscritos.

Programação oficial

Durante cinco dias, de 22 a 27 de outubro, pesquisadoras/es, professoras/es e estudantes de pós-graduação debaterão, no Campus Senador Arthur Virgílio Filho da UFAM, questões relevantes e atuais da pesquisa em educação e os grandes desafios neste momento de reconstrução nacional, em torno do tema “Educação e Equidade: bases para Amar-zonizar e reconstruir o país”. A mesa de abertura contará com intelectuais indígenas e a mesa de encerramento trará uma reflexão em torno dos 20 anos de aprovação da lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nos currículos da educação básica.

Serão realizadas 15 Sessões Especiais, além de Sessões Conversa, abordando temas como publicação científica em Educação; desafios para a pós-graduação; Novo Fundeb; Novo Ensino Médio; políticas para Formação de Professores; povos originários e educação em perspectivas descolonizadoras e  os 60 anos de Angicos, com a presença de nomes como Wilma Coelho (UFPA), Nora Rut Krawczyk (Unicamp), Nilda Alves (UERJ) e Robert Verhine (UFBA).

Já nos Painéis Temáticos, em atividades construídas pelas próprias pessoas associadas, o público poderá conferir 52 conversas sobre acessibilidade, infâncias, PNE, gestão escolar, etnocomunicação e violência de gênero, dentre outros. Na instalações da UFAM, também ocorrerão feira de livros, lançamentos de obras com presença de autoras/es e programação cultural privilegiando a multiplicidade amazônica.

Nos 23 Grupos de Trabalho da ANPEd e Grupo de Estudo Cotidianos serão apresentados  trabalhos finalizados, compondo um panorama da pujante produção em Educação no país – os textos completos, com indicação prévia na submissão, irão compor um e-book da 41ª RN. Na programação dos GTs e GE também serão realizadas apresentações de Trabalhos Encomendados, aprofundando temas pertinentes a estes coletivos da Associação.

O tema do evento

A escolha do tema está relacionada ao momento atual do Brasil país e aos desafios no campo da educação. “Estamos vivendo um momento histórico, de reconstrução, depois de quatro anos de um governo em que as desigualdades sociais e educacionais foram aprofundadas”, analisa a presidenta da ANPEd, Geovana Lunardi.

“Por isso, é o momento de pensar e propor mudanças para o campo educacional e a pesquisa tem um papel fundamental nesse processo. Certamente, a 41ª Reunião Nacional da ANPEd será um fórum privilegiado de debates sobre essas questões”, conclui a presidenta.

“Trazer a equidade como um dos eixos da reunião significa colocar em xeque as disputas de sentido em torno da equidade no Brasil e do mundo e as apropriações o desviam o termo de seu sentido original, tanto no campo da política quanto no da educação”, destaca Camila da Silva Ferreira, coordenadora regional da 41ª Reunião Nacional da ANPEd e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM.

Além disso, o termo “amar-zonizar” (junção de amar e Amazônia) remete à importância unir os saberes tradicionais dos povos originários e das comunidades tradicionais, que vivem e resistem na Amazônia, com o saber científico, enquanto estratégia de reconstrução do país.

Um grande evento no centro da Amazônia

Para Camila, o fato de Manaus receber a reunião nacional da ANPEd simboliza o quanto a região Norte tem crescido na pós-graduação, na pesquisa e na formação de pessoal de alto nível, no mestrado e doutorado.

Esta é a primeira vez que a ANPEd promove uma reunião nacional presencial na região Norte.  Antes disso, em 2020, ocorreu a 40ª reunião da Associação em Belém do Pará, mas em formato online, por causa da pandemia de covid-19.

Como se inscrever

As submissões para o evento já estão encerradas, mas ainda é possível se inscrever para a 41ª Reunião Nacional da ANPEd, participando de minicursos, sessões e com recebimento  de certificado. Inscreva-se no evento através deste link <Minha Conta/Eventos/Efetuar inscrição>

*Com informações da assessoria

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *