Conecte-se conosco

Manaus

‘Wilson Lima, cumpra a sua promessa, dizem ex-moradores do Monte Horebe durante manifestação sobre atraso do auxílio-aluguel

‘Wilson Lima cumpre com a tua promessa’, diz ex-moradores do Monte Horebe durante manifestação por conta do atraso do pagamento do auxílio-aluguel

Foto: Divulgação

Ex-moradores da comunidade Monte Horebe realizaram uma manifestação em frente à sede da Superintendência de Habitação do Amazonas (SUHAB), localizada na Avenida Efigênio Salles, Zona Centro-Sul de Manaus, na manhã desta sexta-feira (10). O grupo fez o protesto para cobrar do governador Wilson Lima o pagamento do auxílio-aluguel, que, segundo eles, está atrasado, além de reivindicar o cumprimento de promessas feitas anteriormente pelo chefe legislativo estadual.

Os manifestantes afirmam que, além do atraso nos pagamentos, Wilson Lima havia se comprometido a fornecer moradias para os ex-moradores, mas até o momento nada foi concretizado. “O Wilson Lima fez contrato para pagar o auxílio-aluguel e prometeu dar casas ou apartamentos, mas hoje ele não está cumprindo nada. Por isso, estamos reivindicando”, disse uma das manifestantes.

Os moradores foram retirados da área em 2020. “Não nos foi repassado nada. Agora, dizem que não podemos receber indenização porque não há como avaliar os imóveis, mas como vão avaliar se destruíram tudo?”, questiona uma moradora.

Quanto aos atrasos no pagamento do auxílio-aluguel, uma outra moradora relatou que, inicialmente, o valor era pago todo dia 10, depois passou para os dias 16 ou 20, e agora é repassado apenas no dia 30. Com isso, eles enfrentam dificuldades financeiras, correndo o risco de serem despejados por não conseguirem pagar o aluguel em dia.

“Queremos algo definitivo. Não queremos mais auxílio-aluguel, queremos nossas casas. As nossas casas no Monte Horebe eram humildes, mas vivíamos tranquilos, sem sermos humilhados por ninguém. Wilson Lima, cadê você? Cumpra sua promessa. Quando você foi ao Monte Horebe pedir voto, nós votamos em você e você disse que teríamos uma solução. E cadê a solução? Queremos nossas casas. Venha aqui e assuma seu papel de governador”, disse outra manifestante.

Em nota, o Governo do Amazonas por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), informou que o pagamento da parcela do Auxílio Aluguel aos beneficiários da Comunidade Monte Horebe, referente ao mês de janeiro, no valor de R$ 600, está previsto para ser executado até o final do mês de janeiro, em razão da abertura do novo exercício de 2025.

A Suhab ressalta que a previsão do pagamento foi informado antecipadamente aos representantes dos 2.155 beneficiários do auxílio, em reunião no final do mês de novembro com os líderes da Comunidade Monte Horebe e os representantes da Suhab, UGPE e Sedurb.

Ainda segundo a nota, o pagamento do Auxílio Aluguel vem sendo pago regularmente desde março de 2020, após acordo com o conhecimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e Defensoria Publica do Amazonas (DPE-AM), quando as famílias foram retiradas da área de ocupação irregular, denominada Monte Horebe.