Esportes
Ronaldo Fenômeno confirma candidatura à presidência da CBF
O anúncio foi feito por meio de uma publicação no Instagram.

Foto: Divulgação/Instagram
Ronaldo Nazário, o Fenômeno, confirmou oficialmente, na segunda-feira (16), candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2026. O anúncio foi feito por meio de uma publicação no Instagram.
“Eu falo de gestão. De mexer nas nossas estruturas preservando o que nos sustenta e reformando o que nos faz ruir enquanto instituição. Desejo uma CBF amada pelos brasileiros, respeitada pelo mundo inteiro. Uma transformação inédita e potente que dialoga com toda a indústria”, escreveu Ronaldo em suas redes sociais.
Atualmente proprietário do Real Valladolid, da Espanha, e ex-dono da SAF do Cruzeiro, Ronaldo já havia demonstrado interesse em liderar a entidade máxima do futebol brasileiro. Agora, ele busca o apoio necessário para oficializar sua candidatura: pelo menos quatro federações estaduais e quatro clubes.
Ronaldo anunciou que fará uma série de viagens pelo Brasil para conversar com presidentes de federações e clubes, apresentando suas propostas e buscando alianças.
Ver essa foto no Instagram
Desafios políticos e estrutura eleitoral
A eleição para a presidência da CBF está prevista para ocorrer em 2026, ano em que termina o mandato do atual presidente, Ednaldo Rodrigues. O processo eleitoral pode ser convocado até março de 2025, respeitando os prazos legais.
O colégio eleitoral da CBF é composto por 27 federações estaduais e 40 clubes (20 da Série A e 20 da Série B), mas com pesos distintos: os votos das federações têm peso três, enquanto os clubes da Série A têm peso dois e os da Série B, peso um. Essa estrutura pode ser decisiva na formação de alianças.
A CBF, por sua vez, vive momentos de instabilidade política, com disputas judiciais envolvendo o mandato de Ednaldo Rodrigues. Em 2023, ele chegou a ser afastado por decisão judicial, mas retornou ao cargo graças a uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF.
Um dos principais pontos defendidos por Ronaldo é a inclusão dos jogadores na gestão da entidade. Segundo ele, os atletas devem ter voz ativa no futuro do futebol brasileiro. Além disso, Ronaldo promete um projeto de investimento privado inovador, voltado ao crescimento sustentável do esporte em todas as regiões do país.
“Vou percorrer todos os cantos do Brasil, ouvir toda essa gente que precisa ser ouvida – hoje e sempre – e apresentar às Federações um projeto de investimento privado nunca antes visto para o crescimento sustentável do esporte em cada estado do país. Seguir gerando negócios, empregos e entretenimento, com inovação. Reconstruir a credibilidade da entidade máxima do futebol brasileiro, com a nossa velha paixão nos novos tempos”, disse.

Faça um comentário