Conecte-se conosco

Política

Trump convida Bolsonaro para posse e ex-presidente aceita mesmo impedido de deixar o Brasil

Bolsonaro aceitou o convite, apesar de estar impedido de deixar o Brasil devido à apreensão do passaporte em fevereiro, durante as investigações dos atos de 8 de janeiro.

Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu um convite do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para comparecer em sua posse em 20 de janeiro, no Capitólio, em Washington DC. Bolsonaro aceitou o convite, apesar de estar impedido de deixar o Brasil devido à apreensão do passaporte em fevereiro, durante as investigações dos atos de 8 de janeiro.

A conversa entre os dois líderes ocorreu por telefone, com a mediação de Eduardo Bolsonaro, já que o ex-presidente brasileiro não fala inglês. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Bolsonaro respondeu prontamente que estaria presente, sem mencionar os obstáculos que precisará superar no Supremo Tribunal Federal (STF) para viajar aos EUA.

Para realizar a viagem, Bolsonaro precisará da autorização de Alexandre de Moraes, que apreendeu seu passaporte ¹. Esse é mais um capítulo na complexa relação entre Bolsonaro e o STF, que tem sido marcada por controvérsias e disputas políticas.