Conecte-se conosco

Política

Sem nome de David incluído, pesquisa aponta Omar Aziz governador em 2026

Estudo do portal RealTime1 não incluiu o prefeito David Almeida e o vice-governador Tadeu de Souza, pois ambos têm declarado apoio a Omar Aziz e Eduardo Braga

Senador Omar Aziz e David Almeida_canal92_governador do Amazonas em 2026

Divulgação/Semcom

A pesquisa feita pelo portal RealTime1, que revela as intenções de voto para governador do estado para as próximas eleições, foi divulgada nesta sexta-feira (14/03). Chamada de “Amazonas 2026”, o levantamento aponta o senador Omar Aziz (PSD) como favorito para o cargo. O nome do prefeito David Almeida (Avante) não foi incluído no estudo.

Na pesquisa, Omar Aziz aparece na liderança com 39,5% das intenções de voto. A opção ‘Um Outro Nome’ ocupa o segundo lugar, com 25,5%, seguida por Maria do Carmo (Novo), que registra 14,8%. Votos brancos e nulos somam 14,0%, enquanto 6,4% dos eleitores se declararam indecisos.

A opção ‘Um Outro Nome’ foi incluída para medir o potencial de outros candidatos fora dos nomes mais conhecidos. O estudo não incluiu o prefeito David Almeida (Avante) e o vice-governador Tadeu de Souza, pois ambos têm declarado apoio a Omar Aziz e Eduardo Braga (MDB), o que inviabilizou suas candidaturas no levantamento atual.

sem-nome-de-david-incluido-pes

Omar Aziz lidera no primeiro turno

Ao considerar apenas os votos válidos, Omar Aziz alcança 49,5%. Com a margem de erro de 2,2%, ele pode atingir até 51,7%, o que lhe garantiria a vitória no primeiro turno.

As margens de erro para os votos válidos são:

> Omar Aziz: 2,2%

> “Um Outro Nome”: 2,0%

> Maria do Carmo: 1,7%

Metodologia da Pesquisa

Realizado entre os dias 7 e 12 de março, o estudo ouviu 2.000 eleitores em Manaus e nos 61 municípios do interior, seguindo a distribuição proporcional ao número de eleitores registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.

A pesquisa utilizou a técnica Random Digit Dialing (RDD), garantindo que todos os eleitores tivessem a mesma chance de serem entrevistados. A amostra incluiu diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade, refletindo a diversidade do eleitorado amazonense. O estudo seguiu padrões internacionais de pesquisa de opinião, conforme as diretrizes da AAPOR e da ESOMAR.