Conecte-se conosco

Política

Promovida pelo deputado estadual Daniel Almeida, debate sobre gestão das Organizações Sociais de Saúde acontece na Aleam

Evento contou com a participação de diversas autoridades da área da saúde na Casa Legislativa

De autoria do deputado Daniel Almeida (Avante), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promoveu, na última segunda-feira (17/2), uma Audiência Pública para debater as vantagens e desvantagens da gestão das Organizações Sociais de Saúde (OSSs) na saúde do Estado.

A audiência contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), médico Mário Viana; presidente do Conselho Federal de Medicina, Ademar Carlos Augusto; do Conselho Estadual de Medicina, Gilson Aguiar, e representantes do Governo do Estado, além da sociedade civil.

Durante a audiência, o deputado Daniel Almeida destacou o relatório feito pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), que levantou 23 pontos de divergência.

“Os pontos que foram destacados abordam diversas irregularidades, desde a ausência de registros regulares junto ao CRM, falta de cirurgiões suficientes para todos os plantões, inconsistências flagrantes no número de leitos disponíveis na unidade, dentre outras irregularidades”, enumerou Almeida.

Críticas

O representante do Conselho Estadual de Saúde, Gilson Aguiar, ressaltou que o processo de implantação da Organização Social Agir se deu de forma apressada.

“O nosso arcabouço jurídico recomenda que tenhamos conhecimento de todas as decisões e implantações que a gestão queira realizar. Não é correto que o colegiado apenas acompanhe um processo de transição, que foi feito completamente errado”, afirmou Aguiar.

A abertura para a participação popular e o compromisso do deputado Daniel Almeida em buscar soluções viáveis para a saúde pública foram aspectos esperados pelos cidadãos presentes.

“A voz da população é fundamental nesse processo. Estamos aqui para ouvir e unir esforços em prol de uma saúde melhor para o Amazonas. Precisamos de soluções concretas que realmente atendam aos anseios da sociedade. Seguiremos acompanhando os desdobramentos dessa discussão para que as necessidades da população sejam consideradas”, concluiu o parlamentar.