Conecte-se conosco

Política

“Não sou candidato”: David Almeida faz apelo surpresa e pede para institutos o tirarem das pesquisas para 2026

Apesar de aparecer bem avaliado em pesquisa para o governo do Amazonas, prefeito de Manaus surpreende ao pedir publicamente para não ter seu nome incluído em futuros levantamentos

nao-sou-candidato-david-almeid

Reprodução

Em um movimento pouco comum no xadrez político, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), fez um apelo direto e público aos institutos de pesquisa nesta terça-feira (9/4): que parem de incluir seu nome nas pesquisas de intenção de voto para o governo do Amazonas, em 2026. A declaração foi feita durante coletiva, e registrada em vídeo (veja no final da matéria), após o repórter Anderson Silva, do Canal92am perguntar sobre a pesquisa do Instituto Real Time1, e causou surpresa, especialmente por vir após a divulgação de levantamentos que o colocam em posição de destaque na corrida eleitoral.

Questionado sobre uma pesquisa recente que apontaria sua gestão com 28% de aprovação visando o governo estadual e se isso o motivaria a lançar uma pré-candidatura, Almeida foi enfático. “Vou aqui, na frente de todos vocês, fazer um apelo para que os donos de instituto de pesquisa não coloquem meu nome nas pesquisas. Eu não sou candidato“, declarou o prefeito, olhando diretamente para os microfones da imprensa.

A postura de Almeida chama a atenção por ir na contramão do que geralmente se espera de políticos bem posicionados em pesquisas. Normalmente, bons números servem como combustível para futuras candidaturas. Ao pedir sua exclusão, o prefeito tenta, ao menos publicamente, afastar as especulações sobre seus planos para 2026 e focar na administração municipal.

Ele reforçou o pedido, afirmando que seu grupo político, que inclui o senador Eduardo Braga (MDB), está coeso e focado em “melhorar a vida das pessoas na cidade de Manaus e no estado do Amazonas”. “Com relação à pesquisa, eu não quero me ater a ela. Tô só pedindo que não coloquem mais meu nome em nenhuma pesquisa”, finalizou.

Veja o vídeo:

*Canal92am