Conecte-se conosco

Política

Memes ironizam Roberto Cidade sobre aumento de impostos

As imagens trazem frases irônicas sobre o aumento de impostos como IPVA, conta de internet, luz, celular e gasolina, atribuindo a Cidade a responsabilidade por essas medidas.

As redes sociais foram inundadas por memes que satirizam o candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), apoiado pelo governador Wilson Lima. As imagens trazem frases irônicas sobre o aumento de impostos como IPVA, conta de internet, luz, celular e gasolina, atribuindo a Cidade a responsabilidade por essas medidas.

Em um dos memes, Wilson Lima “aparece” sentando ao lado de Cidade com a frase “Robertaxa Cidade em a Taxa é Nossa”, fazendo referencias à Praça é Nossa .

A onda de memes ganhou força após o candidato Capitão Alberto Neto (PL), que também disputa a prefeitura, criar o personagem “Robertaxa”, uma figura fictícia que faz referência ao aumento de impostos aprovado por Roberto Cidade durante a gestão como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Cidade recorreu à Justiça para que o vídeo com o personagem “Robertaxa” fosse removido das plataformas digitais, e o pedido foi parcialmente acatado. A Justiça determinou a retirada do vídeo, mas permitiu que Alberto Neto continue citando Roberto Cidade como responsável pelo aumento do IPVA e de outros impostos.

“Esconde apoio de Wilson Lima”

Embora Roberto Cidade seja o candidato apoiado por Wilson Lima, sua campanha tem evitado destacar essa aliança. Segundo Durango Duarte, CEO da Perspectiva Mercado e Opinião, metade dos eleitores que conhecem Cidade desconhecem que ele é o candidato do governador.

A estratégia de “esconder” o apoio do governador parece estar relacionada à baixa popularidade de Lima, que foi classificado como o pior governador do país em um ranking divulgado em agosto pelo Atlas Ranking Governadores.

Wilson Lima carrega uma série de polêmicas em sua gestão, incluindo a controversa compra de respiradores em uma loja de vinhos durante a pandemia de Covid-19, a superlotação e precariedade dos hospitais e falhas graves na segurança pública, com homicídios diários em Manaus.

Essas questões têm desgastado a imagem de Wilson, e a campanha de Roberto Cidade tenta evitar que esse desgaste prejudique suas chances na eleição.