Política
David Almeida aciona PF contra “áudio fake” que simula sua voz atacando professores
O áudio, que simula a voz do político, continha xingamentos direcionados aos professores, chamando-os de “vagabundos” por exigirem o pagamento do Fundeb.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), acionou a Polícia Federal após alvo de um áudio fake que circulou amplamente em aplicativos de mensagem. Esse áudio, que simula a voz do político, continha xingamentos direcionados aos professores, chamando-os de “vagabundos” por exigirem o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“Desde a madrugada a gente está buscando encontrar os autores e em breve nós vamos fazer a divulgação de quem está por trás desses ataques. Eu só queria falar de eleição após o Carnaval, mas anteciparam muito processo eleitoral e fui vítima de vários ataques”, disse o prefeito em coletiva de imprensa.
Este incidente em Manaus indica uma preocupante incursão da inteligência artificial no cenário político, gerando debates e audiências públicas no Congresso Nacional nos últimos dias. O temor generalizado entre políticos é o uso de deep fakes, situações em que, por meio de inteligência artificial e montagens, fatos são fabricados e discursos são manipulados para prejudicar candidatos.
Foto: Divulgação
*Com informações de AM Post

Faça um comentário