Conecte-se conosco

Política

Daniel Almeida vai a Portugal e visita observatório referência mundial na regulação das drogas

Presidente da Comissão de Política Sobre Drogas da Aleam busca aplicar no AM estratégias bem-sucedidas que diminuíram o uso de entorpecentes na Europa

Próximo de completar um ano à frente da Comissão de Política Sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Daniel Almeida (Avante) dá um salto maior na busca de reestruturar a política sobre drogas no estado.

Desta vez, o parlamentar ultrapassou as barreiras do país e foi até Portugal visitar as instalações e cumprir uma série de agenda com gestores e pesquisadores do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT). O órgão é referência mundial no estudo e prevenção do uso das substâncias químicas na Europa.

O parlamentar recorre ao país europeu na alternativa de absorver experiência na política sobre drogas europeia e aplicar na rede de solução de problemas que busca frear o uso e o avanço do tráfico de drogas no Amazonas.

“Prometi que meu mandato se basearia em uma abordagem multidisciplinar e fundamentada. Acredito que isso é fundamental para construir políticas públicas efetivas de combate às drogas”, disse Daniel.

Ano de estudo

Desde que assumiu a presidência da Comissão de Política Sobre Drogas, Daniel criou um conselho formado por colaboradores, estudiosos e órgãos que trabalham diariamente com a recuperação e prevenção de dependentes químicos.

Ao longo de 2023, o parlamentar tem participado de reuniões e visitas a comunidades terapêuticas. No último mês de agosto, Daniel esteve em São Paulo onde visitou as “cracolândias” e esteve reunido com entidades que ajudam moradores de rua e buscam uma nova vida para os dependentes químicos.

“Tudo o que absorvo, nas minhas experiências na cracolândia em São Paulo, como aqui em Portugal, é para fortalecer a rede de políticas públicas que estamos criando. Ao retornar ao Brasil, irei compartilhar as informações com os colegas parlamentares, autoridades e especialistas da área. Temos que avançar com propostas concretas para enfrentar a questão das drogas no nosso estado”, finalizou.

*Com informações da assessoria