Conecte-se conosco

Mundo

Tarifas de Trump sobre aço e alumínio do Brasil começam nesta quarta

No início de fevereiro, Trump anunciou tarifas de 25% sobre importações dos EUA de aço e alumínio. Medida afeta Brasil e outros países

eua-taxar-china-canal92am

Reprodução

A Casa Branca confirmou que as tarifas de 25% sobre as importações dos Estados Unidos de aço e alumínio vão passar a valer a partir de 0h de quarta-feira (12/3). A medida afeta diretamente o Brasil, um dos principais fornecedores do material para os norte-americanos.

Em um comunicado, o porta-voz da Casa Branca afirmou que a decisão anunciada por Donald Trump no início de fevereiro vai valer para “o Canadá e todos os nossos outros parceiros comerciais” logo nas primeiras horas de quarta.

“De acordo com suas ordens executivas anteriores, uma tarifa de 25% sobre aço e alumínio, sem exceções ou isenções, entrará em vigor para o Canadá e todos os nossos outros parceiros comerciais à meia-noite de 12 de março”, disse Kush Desai.

A medida vai atingir importações de metal de todos os países, incluindo antigos aliados e importantes exportadores de aço e alumínio para os EUA, como é o caso brasileiro.

De acordo com dados do Departamento de Comércio dos EUA, o Brasil é atualmente o terceiro maior fornecedor de aço para o país comandado por Trump, atrás apenas de Canadá e México.

Apesar da expectativa de que o movimento provoque tensões nas relações comerciais entre Washington e Brasília, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que não vai se posicionar sobre o assunto nesta terça.

*Metrópoles 

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canal 92AM
Responderemos em breve.
Canal 92AM
Olá, para entrar em contato clique em iniciar chat.
3:21
Iniciar Chat