Mundo
Papa Francisco nomeia primeira mulher para gabinete chave da Igreja
Essa nomeação representa um passo significativo na tentativa do Papa Francisco de proporcionar mais papéis de liderança para as mulheres na Igreja.

Foto: Divulgação/Vaticano
Em uma histórica decisão, o Papa Francisco nomeou nesta segunda-feira (6) Simona Brambilla, freira da ordem dos Missionários da Consolata, como a primeira mulher a chefiar um dos principais gabinetes do Vaticano. Ela assumirá a liderança do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, responsável por todas as ordens religiosas da Igreja Católica, incluindo os jesuítas, franciscanos e outros movimentos.
Um Marco para as Mulheres na Igreja Católica
Essa nomeação representa um passo significativo na tentativa do Papa Francisco de proporcionar mais papéis de liderança para as mulheres na Igreja. Até agora, mulheres ocupavam apenas cargos como número 2 em alguns departamentos do Vaticano. Com Brambilla, pela primeira vez, uma mulher será responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Sé, o principal órgão de governo da Igreja.
O Novo Cargo e Atribuições
A freira de 59 anos substitui o cardeal brasileiro João Braz de Aviz, de 77 anos, que se aposentou. Brambilla, que estava como número 2 do departamento desde o ano passado, foi designada como “prefeita”, enquanto o cardeal Ángel Fernández Artime, salesiano, foi nomeado “pro-prefeito”, ou co-líder.
O Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada tem enorme importância dentro do Vaticano, sendo responsável por supervisionar e guiar as diversas ordens religiosas. Embora Brambilla tenha sido nomeada para o cargo, é importante observar que o título de “prefeito” está tradicionalmente associado à capacidade de celebrar missas e realizar ritos sacramentais, funções atualmente restritas aos homens na Igreja Católica.

Faça um comentário