Mundo
“Paciente frágil”, afirma Vaticano sobre Papa Francisco, que segue internado
Pontífice de 88 anos está hospitalizado por conta de uma pneumonia bilateral

Foto: Divulgação/Vaticano
O Papa Francisco, 88 anos, segue internado no hospital Gemelli, em Roma (Itália), por conta de pneumonia bilateral. O pontífice continua definido como um “paciente frágil” pela equipe médica. Na manhã deste sábado (22), o Vaticano atualizou a saúde do líder da Igreja Católica, que comanda desde março de 2013.
“Noite de sono tranquila para o Papa Francisco. Não haverá o Angelus dominical, somente a publicação do texto do Santo Padre”, informou a Santa Sé. O Angelus é considerada a “oração da paz” e que faz menção ao momento no qual o anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela conceberia Jesus Cristo.
Nesta semana, o Vaticano classificou de “complexo” o quadro do papa diante de uma infecção polimicrobiana. Uma pessoa ligada à cúpula chegou a afirmar que Francisco já havia recebido a extrema-unção. Vale lembrar que os problemas de saúde do pontífice incluem ainda uma recente queda, que o levou a imobilizar o braço.
Ao completar uma semana de internação do papa, a equipe médica que o acompanha concedeu uma entrevista coletiva diante do hospital. Jorge Mario consegue andar, porém apresenta cansaço, mas respira normalmente. Se alimenta de forma regular e vem respondendo de maneira positiva ao tratamento. Os médicos ressaltaram, contudo, que esse quadro pode sofrer alterações. E foi revelado o motivo de nenhuma foto do papa ter sido divulgada no hospital: a equipe não quer fazer fotos de Francisco usando pijamas.

Faça um comentário