Conecte-se conosco

Mundo

Alemães vão às urnas neste domingo para eleger novo parlamento

Cerca de 61 milhões dos 83 milhões de habitantes da Alemanha estão aptos a votar. Sistema eleitoral alemão é semelhante ao de outros países

Os alemães vão às urnas neste domingo (23/2) para escolher, em eleições gerais antecipadas, os representantes do Bundestag, a câmara baixa do Parlamento alemão, que definirão o próximo chanceler federal. Nas eleições gerais, cada eleitor deve dar dois votos: um para um candidato que represente seu distrito eleitoral e o segundo para a lista estadual de candidatos de um partido. O sistema é comumente chamado de “representação proporcional personalizada”.

A votação  ocorre após a coalizão governamental do país entrar em colapso devido a desentendimentos sobre a economia do país em novembro do ano passado. A crise política resultou em um voto de desconfiança, convocado pelo chanceler Olaf Scholz, que perdeu a votação. Com isso, o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, dissolveu a Câmara Baixa do Parlamento e convocou eleições antecipadas para renovar o parlamento e formar um novo governo.

Os alemães realizam dois votos. O primeiro é para escolher o candidato, que pode pertencer a um partido ou não, do seu distrito federal. A área pode incluir um ou mais condados, cidades ou municípios, ou partes deles. Para a eleição federal, a Alemanha é dividida em 299 distritos.

O segundo é no partido. Quanto mais votos uma sigla recebe, mais assentos terá no Bundestag, portanto, o segundo voto é crucial para o equilíbrio de poder no parlamento. Ao todo, 29 partidos concorrem na eleição de 2025, mas nem todos competem em todos os estados federais. Os partidos precisam de 5% dos votos para entrar no Bundestag.

Depois que os parlamentares forem definidos, eles se juntam em coalizões para formar a maioria e então eleger o novo chanceler.

Na Alemanha, a população não elege o novo chanceler por voto direto. Os alemães elegem os integrantes do parlamento, o Bundestag, a cada quatro anos. Todas as pessoas com pelo menos 18 anos e que morem no país há pelo menos três meses podem votar. Alemães que residem no exterior também têm direito ao voto. Cerca de 2,3 milhões de pessoas votam pela primeira vez em 2025.

A população vai escolher 630 integrantes do Bundestag. As seções eleitorais abrem às 08h do domingo (23) e fecham às 18h, no horário local (4h e 14h no horário de Brasília, respectivamente), quando começam a ser anunciados os primeiros resultados de boca de urna.

Os votos serão contados manualmente nas seções eleitorais. O resultado preliminar oficial é publicado na manhã seguinte à eleição.

Fonte Metrópoles

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *