Manaus
Governo do AM recebe enxurrada de críticas ao afirmar que cirurgias ortopédicas estão ocorrendo normalmente no 28 de Agosto
Em uma forma de tentar amenizar a crise que acontece no hospital, o governo acabou sendo alvo de mais críticas ainda.

Foto: Divulgação
Em meio à crise que atinge o Hospital 28 de Agosto, com demissões de médicos e relatos de redução no número de leitos, o Governo do Amazonas divulgou um vídeo afirmando que as cirurgias ortopédicas estão ocorrendo normalmente. No entanto, a publicação gerou uma enxurrada de críticas nas redes sociais, com pacientes e familiares denunciando o caos na unidade e desmentindo a informação.
Nos comentários do vídeo, internautas relataram situações precárias vividas no hospital. “Mentira! Atendi uma paciente hoje no SPA com fratura exposta na mão, que foi ao 28 de Agosto ontem e não foi internada”, escreveu um médico.

Foto: Reprodução
Outros relataram casos semelhantes: “Os pacientes estão recebendo alta em vez de operar”, disse um. “Minha sogra está com o úmero quebrado e voltou para casa. Descaso com a saúde e desrespeito”, desabafou outro.
A crise no hospital se intensificou após o governo firmar um contrato com a Organização Social de Saúde (OSS) Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que passou a administrar a unidade. Com a mudança, vários médicos ortopedistas foram dispensados, agravando ainda mais a situação no local.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, os profissionais de saúde denunciaram que estão sem receber salários desde setembro. Mesmo assim, continuavam trabalhando até serem notificados, por meio de mensagens no WhatsApp, para retirar seus pertences pessoais da unidade. A forma como o processo foi conduzido gerou indignação entre os médicos, que apontaram negligência e descaso por parte da gestão.
A crise no Hospital 28 de Agosto expõe um cenário preocupante na saúde pública do Amazonas, com impactos tanto para os pacientes quanto para os profissionais que atuam na unidade.

Faça um comentário