Manaus
Fumaça de incêndios florestais volta a encobrir Manaus nesta terça-feira (27)
Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a chegada de uma frente fria no sul do estado alterou a direção dos ventos, trazendo a fumaça para a capital amazonense.

Foto: Canal92AM
A fumaça das intensas queimadas florestais no Amazonas, incluindo incêndios causados por criminosos principalmente no interior do estado, voltou a encobrir Manaus na manhã desta terça-feira (27). Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a chegada de uma frente fria no sul do estado alterou a direção dos ventos, trazendo a fumaça para a capital amazonense.
Este é o sexto episódio de fumaça densa sobre Manaus neste mês. Na terceira semana de agosto, a cidade já havia enfrentado cinco dias consecutivos de forte poluição atmosférica. Os incêndios florestais, muitos dos quais são atribuídos a práticas criminosas, têm agravado a situação, resultando em uma significativa piora da qualidade do ar.
O Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva) informou que, nesta terça-feira, a qualidade do ar em alguns bairros de Manaus foi classificada como “péssima”. Para que o ar seja considerado de boa qualidade, os níveis de poluição devem estar entre 0 e 25 µg/m³ (microgramas por metro cúbico de ar). No bairro Aleixo, um dos mais afetados, foram registrados níveis de poluição de 141,6 µg/m³.
De acordo com o Selva, a qualidade do ar em quase toda a cidade é considerada “muito ruim”, com índices variando de 95 µg/m³ a 123 µg/m³. A presença constante da fumaça tem sérios efeitos prejudiciais à saúde, especialmente para pessoas com condições respiratórias preexistentes e para a população em geral.
Desde a noite de segunda-feira (26), moradores de Manaus começaram a relatar a presença da fumaça em diferentes áreas da cidade.

Faça um comentário