Cultura
Contagem regressiva: faltam cem dias para o 58º Festival de Parintins
Este ano, a festa dos bois-bumbás acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho

Arquivo/Secom
A contagem regressiva para o 58º Festival de Parintins já começou. A 100 dias do maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo, o Governo do Amazonas iniciou os preparativos e ações para promover uma festa segura e inesquecível para os brincantes dois bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
O festival preserva e manifesta a identidade cultural do folclore amazônico, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.
Ensaios no Sambódromo
Marcando o início da contagem regressiva dos 100 dias, os Ensaios dos Bumbás vão movimentar os sábados no Sambódromo de Manaus. O evento tem entrada gratuita.
O primeiro ensaio acontece no dia 29 de março e terá apresentação com os elencos dos dois bois-bumbás. Após a estreia, a temporada de ensaios no Sambódromo segue, em revezamento, todos os sábados, até a Festa da Vitória, parando apenas no fim de semana do Festival de Parintins, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho. A festa da vitória em Manaus está programada para o dia 5 de julho.
Preparativos dos bumbás
Com o tema ‘É Tempo de Retomada’, o boi-bumbá Caprichoso vai para o 58º Festival de Parintins em busca do seu tetracampeonato. A proposta do tema faz referência a um manifesto pela cultura popular e o apelo para a retomada de tradições e saberes populares.
Segundo o presidente do Caprichoso, Rossy Amoêdo, a ideia é levar uma apresentação ainda mais competitiva para o bumbódromo. “Já viemos, ao longo dos meses, seguindo o planejamento anual do Boi com toda a equipe trabalhando no processo alegórico, criação, desenvolvimento de figurinos, momentos, quadros e cenas do Boi em relação ao que se trata de apresentação de arena”, disse.
No lado vermelho e branco da festa, o Boi Garantido defende, este ano, o tema ‘Boi do Povo, Boi do Povão’, fazendo referência ao slogan criado, na década de 80, pelo antigo apresentador do bumbá, Paulinho Faria.
Para o presidente do Garantido, Fred Góes, a expectativa para a apresentação deste ano é alta. “Com uma visão antecipada, estamos trabalhando arduamente nas idealizações e no desenvolvimento do nosso espetáculo. O Boi já está praticamente pronto. Estamos dedicando nossos esforços para que ele represente, com toda sua grandiosidade, a tradição e a excelência da Associação Folclórica Boi Garantido”, falou.
*Com informações da assessoria

Faça um comentário