Cultura
Caprichoso é bicampeão do 56º Festival Folclórico de Parintins
A apuração ocorreu, na tarde desta segunda-feira (3), no Centro Cultural de Parintins, Bumbódromo, palco do embate entre os bumbás

Foto: Secom
O boi-bumbá Caprichoso conquistou o bicampeonato no 56⁰ Festival Folclórico de Parintins. Na arena, o bumbá azul e branco defendeu a temática “O Brado do Povo Guerreiro”. O Touro negro somou 1.259 pontos, enquanto o Boi Garantido teve 1.258.8 pontos.
A apuração ocorreu, na tarde desta segunda-feira (3), no Centro Cultural de Parintins, Bumbódromo, palco do embate entre os bumbás.

Foto: Secom
Temáticas
Em sua primeira apresentação, o Caprichoso apresentou o subtema “Ancestralidade: A Semente das Nossas Lutas”. O touro negro mergulhou nas raízes ancestrais e se afirmou como síntese das lutas, alegrias e esperanças do povo da Francesa, do Palmares, do Esconde, Cordovil e do Aninga, do aqui e do acolá.
Com o subtema “Resistência: A Força da Nossa Existência”, as conquistas e as lutas travadas pelo Touro Negro foram relembradas na segunda noite de festival.

Foto: Alex Pazuello/Secom
E na terceira noite, na arena, o Caprichoso defendeu a temática “Revolução: a consagração pelo saber popular”, terceiro ato que compõe o tema “O Brado do Povo Guerreiro”.

Foto: Alex Pazuello/Secom
O Boi-Bumbá Caprichoso foi fundado em 1913, pelas mãos de famílias nordestinas, Cid e Gonzaga. A brincadeira que nasceu nos quintais das casas com versos de saudação e enaltecimento, nas vozes dos fundadores, logo se transformou em desafios fortes para o contrário.
O bumbá ganhou as ruas da cidade e incorporou as tradições locais. As pessoas passavam, mas o Caprichoso não, sendo recebido por um novo dono, uma nova família que, tradicionalmente, tornava-se a guardiã do boi, responsável por organizar as saídas do boi nas ruas de Parintins.

Faça um comentário