Conecte-se conosco

Brasil

Morre quarta vítima de família que comeu baião de dois envenenado no Piauí

O caso ocorreu no almoço de 1º de janeiro e deixou outras três pessoas mortas.

Foto: Divulgação

Francisca Maria da Silva, de 32 anos, morreu, na madrugada desta terça-feira (7), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, litoral do Piauí. Ela é a quarta vítima fatal de uma mesma família que ficou com intoxicação grave após comer baião de dois envenenando.

O caso ocorreu no almoço de 1º de janeiro e deixou outras três pessoas mortas. Entre as vítimas estão três filhos de Francisca: Miguel dos Santos, de 18 anos, Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses, e Maria Lauane, de 3 anos. Outra filha, de 4 anos, segue internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), enquanto quatro pessoas que também ingeriram o prato receberam alta.

A tragédia não foi um caso isolado para a família. Em agosto de 2024, dois filhos de Francisca morreram após comerem cajus envenenados. Uma suspeita foi presa por duplo homicídio qualificado e a Polícia Civil do Piauí investiga se os casos estão relacionados.

O envenenamento recente foi inicialmente associado a peixes doados, mas exames descartaram essa possibilidade. O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) identificou o terbufós no baião de dois como a substância responsável pelas mortes. A polícia trabalha para esclarecer os fatos e identificar os autores do crime, que é tratado como homicídio qualificado.