Conecte-se conosco

Amazonas

AM tem alerta da Fiocruz para cuidado com covid no carnaval

“A recomendação, especialmente para quem é do grupo de risco – pessoas de idade avançada, pessoas que têm alguma imunossupressão – infelizmente é não brincar o carnaval esse ano”, recomenda o coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes

Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do boletim Infogripe, traz um alerta para o cuidados com aumento de casos de covid-19 (coronavírus) no Amazonas e recomenda redobrar os cuidados com os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), especialmente no estado, durante o carnaval.

Como informa o site Notícias ao Minuto, por outro lado, o cenário nacional é de queda ou estabilidade nos casos. Contudo, pessoas com sintomas gripais também devem evitar as aglomerações no Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Por isso, coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes recomenda que pessoas do grupo de risco para agravamento da covid-19, como os idosos, evitem as festas de carnaval nos estados do Norte e em Mato Grosso.

A recomendação, especialmente para quem é do grupo de risco – pessoas de idade avançada, pessoas que têm alguma imunossupressão – infelizmente é não brincar o carnaval esse ano. Fique em casa, curta os desfiles pela TV e escute rádio para não correr o risco de acabar se expondo e eventualmente desenvolver um caso grave. Porque o carnaval, sabemos, é muita gente, é muita aglomeração e isso que é o bacana do carnaval. Mas isso, infelizmente, traz um risco de infecção muito grande. Mesmo que seja em ambientes abertos, locais abertos, bem arejados, porque é muita gente, então o risco acaba sendo muito significativo. Então, a recomendação é que, infelizmente, esse ano deixe para lá. Mas é aquela coisa: carnaval tem todo ano, vida a gente tem uma só, argumenta.

Além disso, segundo a fundação, Amazonas, Pará e Tocantins seguem com um sinal claro de aumento de SRAG por Covid-19, além de Mato Grosso, no Centro-Oeste.

Por exemplo, os casos de SRAG são aqueles com sintomas respiratórios mais graves e que costumam causar hospitalização.

*Com informações de BNC

Publicidade