Amazonas
Professores suspendem greve e pedem reajuste sem escalonamento

Os professores decidiram aceitar a proposta do governo, suspender o movimento grevista e voltar às aulas na próxima segunda-feira, mas sem escalonamento no pagamento. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nesta sexta-feira (2), no Clube Municipal, na Avenida Torquato Tapajós.
Na última quinta-feira (1º), o governador Wilson Lima anunciou correção salarial de 15,19% com o reajuste de 8% da data-base referente a 2022 retroativo a março. Sendo os 8% pagos de forma imediata, 3% em outubro e 4,19% em maio de 2024.
Os professores debateram a aprovação da contraproposta do Governo do Estado apresentada formalmente no dia 31 de maio para a comissão de negociação com a presença dos deputados estaduais Cabo Maciel, Joana Dark, Déborah Menezes, Felipe Souza, Rozenha e João Luiz.
A categoria também pede o enquadramento vertical (por titularidade) de imediato, além do enquadramento horizontal (por tempo de serviço) condicionado a estudo de impacto de folha para 2024. Outra proposta é a formação de uma comissão para revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) com garantia da participação dos representantes dos trabalhadores e do calendário de reposição com a participação dos trabalhadores.
O governador também anunciou a chamada dos aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) e a abertura de novas contratações temporárias de professores e pedagogos para suprir a demanda da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc).
*Com informações de D24AM

Faça um comentário