Mundo
Conclave: Capela Sistina é trancada e começa a escolha do novo papa
Isolados no Vaticano, os cardeais só deixarão a sede da Igreja Católica depois de elegerem o 267º pontífice

Reprodução/Youtube VaticanNews
Os 133 cardeais com direito de voto iniciaram nesta 4ª feira (7.mai.2025) o conclave, processo de escolha do novo papa. Isolados no Vaticano, os integrantes do Colégio Cardinalício só deixarão a sede da Igreja Católica depois de elegerem o 267º pontífice.
São necessários ⅔ dos votos para que um cardeal se torne papa. E não há limite de votações. Os cardeais ficarão na capela Sistina até chegarem a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Às 5h (horário de Brasília), foi celebrada a missa que antecede a única votação do dia. Durante a homilia, o cardeal decano Giovanni Battista Re fez um apelo para que os cardeais recebam inspiração divina e possam escolher um papa que a humanidade precisa.
Às 11h30, os cardeais se reuniram na capela Paulina, dentro da basílica de São Pedro, para rezar a Ladainha de Todos os Santos. Em seguida, caminharam até a capela Sistina e prestaram juramento de fidelidade ao processo de absoluto sigilo.
Após o juramento, foi feita a tradicional ordem “extra omnes” — que determina a saída de todos os não envolvidos no conclave. Depois, a capela Sistina foi trancada pelo monsenhor Diego Ravelli, mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, para dar início à votação da escolha do novo papa. A expectativa é que a 1ª rodada seja concluída às 14h (horário de Brasília).
*Poder360

Faça um comentário