Brasil
PF faz operação em 12 cidades; Rodrigo Manga, ‘prefeito tiktoker’ de Sorocaba (SP) é um dos alvos
Envolvidos podem responder por seis crimes: corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação

Reprodução/ Instagram
A Polícia Federal faz nesta manhã operação em 12 cidades contra um grupo suspeito de desviar recursos públicos da Saúde de Sorocaba (95 km de São Paulo). Um dos alvos é o prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como “prefeito tiktoker”.
O que aconteceu
Casa de Manga e sede da Prefeitura de Sorocaba foram alvo de buscas da PF. Os agentes também foram à Secretaria da Saúde e ao diretório municipal do Republicanos.
Não há mandados de prisão expedidos até o momento. Bens e valores apreendidos podem somar até R$ 20 milhões, segundo a PF.
Investigação iniciada em 2022 mostrou fraudes na contratação de uma organização social de serviços de saúde, em Sorocaba. A PF também disse ter identificado lavagem de dinheiro por meio de recursos em espécie, boletos e negociações imobiliárias.
Ao todo, são 28 mandados de busca e apreensão em 11 cidades paulistas. São elas: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco. Há ainda um mandado de busca e apreensão em Vitória da Conquista (BA).
Em nota, Manga afirmou que a operação acontece em outras cidades, além de Sorocaba.
“Nesse sentido, está havendo plena colaboração com as autoridades, para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos, o mais brevemente possível.”
Envolvidos podem responder por seis crimes: corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.

Divulgação/PF
*UOL

Faça um comentário