Conecte-se conosco

Mundo

Ucrânia aceita cessar-fogo de 30 dias com a Rússia proposto pelos EUA

Em contrapartida, governo americano retira restrições de ajuda militar e dados de inteligência, além de buscar selar acordo para exploração de minerais ucranianos “o mais rápido possível”

A Ucrânia informou, nesta terça-feira (11/3), que apoia o cessar-fogo de 30 dias na guerra com a Rússia proposto pelos Estados Unidos.

O governo americano, em contrapartida, aceitou retirar “imediatamente” restrições que tinha estabelecido para ajuda militar e compartilhamento de dados de inteligência com o país europeu, com o qual deve selar acordo para exploração de recursos minerais “o mais rápido possível”.

A decisão conjunta foi tomada após reunião na Arábia Saudita, de acordo com informações da agência de notícias France-Presse.

“A Ucrânia declarou estar disposta a aceitar a proposta americana de instaurar um cessar-fogo imediato e provisório de 30 dias, que pode ser prorrogado por mútuo acordo e que está sujeito à aceitação e implementação simultânea pela Federação Russa”, afirma o comunicado divulgado pelas partes. “Os Estados Unidos explicarão à Rússia que a reciprocidade russa é a chave para a paz.”

Os EUA se comprometeram também a retirar “imediatamente a suspensão sobre o compartilhamento de relatórios de inteligência” e retomar “a ajuda para a segurança da Ucrânia”.

Nas redes sociais, o presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, afirmou que o país comandado por Donald Trump “deve convencer a Rússia” a aceitar o cessar-fogo e disse que a Ucrânia está disposta a “a adotar uma medida como essa”.

De acordo com a AFP, a discussão entre autoridades ucranianas e americanas — primeira após desentendimento entre Trump e Zelensky em 28 de fevereiro — começou pela manhã, quando durou pouco mais de três horas. Depois de intervalo, os diálogos foram retomados pela tarde e culminaram no acordo bilateral. Para a Casa Branca, as negociações teriam sido “positivas” e “produtivas”.

Foto: Reprodução/Redes sociais

*Correio Brasiliense 

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *