Conecte-se conosco

Amazonas

Ufam lança edital para eleição dos representantes da comunidade acadêmica e sociedade civil organizada da instituição

Interessados podem se inscrever entre os dias 7 e 11 de março de forma online

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) lançou edital de chamada pública para eleição dos representantes da comunidade acadêmica da Ufam e da sociedade civil organizada (entidades representativas dos campos educacionais, científicos, culturais, empresariais, trabalhistas e dos movimentos sociais, legalmente constituídos da sociedade amazonense) para recomposição dos Conselhos Superiores da Ufam, referente à gestão 2025 – 2027. Os interessados podem se inscrever entre os dias 7 e 11 de março, online, por meio do envio da documentação necessária.

O edital, publicado na última sexta-feira, 28, pode ser acessado através do link < https://bit.ly/3DvmLsl>. Podem se inscrever docentes do quadro ativo efetivo, servidores técnico-administrativos em Educação, alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu, devidamente matriculados nos cursos regulares, representantes da comunidade local ou regional da sociedade civil organizada e representantes por segmento universitário.

Processo eleitoral

As eleições ocorrem de forma virtual, no dia 31 de março, por meio de link disponibilizado na página da Ufam. Estão aptos a votar os docentes ativos e inativos do quadro permanente da Fundação Universidade do Amazonas (FUA), os discentes de graduação, os discentes de pós-graduação stricto sensu ou residência médica da Ufam, devidamente matriculados e os servidores técnico-administrativos em Educação ativos e inativos da FUA.

O edital prevê a divulgação do resultado final dia 01 de abril. De acordo com o presidente da comissão eleitoral, professor Gustavo Kienen, o edital é resultado de uma transformação da Ufam, que teve início com o Estatuto da Instituição, com a construção de conselhos superiores mais democráticos, inclusivos e representativos.

“Essa é a primeira vez, na história da Ufam, que teremos a garantia de um Conselho paritário, considerando gênero, raça, povos originários, comunidade LGBTQIAP+ e comunidade PcD. Isso, de fato, representa a diversidade que nós temos na Ufam em instâncias decisórias da Universidade”, enfatizou o presidente da Comissão.

O professor falou ainda que o processo eleitoral nestes moldes é inédito e está sendo construído de forma a garantir as representatividades presentes na Ufam nos Conselhos. “A expectativa é que tenhamos uma grande participação da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, considerando que este Conselho eleito atuará diretamente junto a consulta pública que elegerá a nova gestão da Ufam”, finalizou o presidente.