Conecte-se conosco

Manaus

‘O governador está errado’, diz Eduardo Braga sobre crise no Hospital 28 de Agosto

Braga foi enfático ao afirmar que o governo do Amazonas, a Secretaria de Saúde e o próprio governador estão errados no tratamento da situação.

Foto: Divulgação/Agência Senado e Secom

O senador Eduardo Braga se manifestou sobre a grave crise enfrentada no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e fez duras críticas à gestão de Wilson Lima. Durante a declaração, Braga foi enfático ao afirmar que o Governo do Amazonas, a Secretaria de Saúde e o próprio governador estão errados no tratamento da situação.

“O governo está errado, a Secretaria de Saúde está errada, o governador do Estado do Amazonas está errado. E fica aqui o meu protesto e a minha indignação com o que está acontecendo na saúde pública da cidade de Manaus”, disse Braga, expressando descontentamento com a forma como a situação está sendo conduzida.

O senador também se lamentou sobre a forma como a unidade foi tratada, destacando que o Hospital 28 de Agosto foi construído durante sua gestão no governo do Estado e criticou a atual administração pela falta de respeito aos médicos amazonenses. “É triste ver médicos competentes, amazonenses, que passaram a vida se dedicando a atender as pessoas no 28 de agosto e serem praticamente despejados do hospital sem nenhum respeito e consideração à população que eles tratam”, afirmou.

A crise no hospital se agravou após o governo firmar um contrato com a Organização Social de Saúde (OSS) Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), responsável pela administração da unidade. A mudança gerou a dispensa de diversos médicos ortopedistas, o que resultou em uma piora no atendimento.

Além disso, os profissionais de saúde denunciaram a falta de pagamento de salários desde setembro, apesar de continuarem trabalhando. Eles também foram notificados por mensagens de WhatsApp para retirar seus pertences da unidade, o que gerou ainda mais indignação entre os médicos, que apontaram a negligência e o descaso por parte da nova gestão do hospital.