Manaus
Após seca histórica, o Rio Negro começa a subir em Manaus
A subida das águas é especialmente significativa para os municípios do interior do Amazonas.

Foto: Semcom
Nas últimas 24 horas, o nível do Rio Negro subiu dois centímetros, alcançando 12,13 metros, conforme medição realizada pela Defesa Civil do Amazonas às 8h44 desta segunda-feira (14). Essa elevação, após quatro dias de estagnação em 12,11 metros, pode indicar uma possível reversão da vazante, trazendo otimismo para os moradores que dependem do tráfego fluvial.
A subida das águas é especialmente significativa para os municípios do interior do Amazonas, que dependem desse transporte para abastecimento e deslocamento. No entanto, é importante ressaltar que os efeitos positivos dessa mudança podem levar tempo para se manifestar, já que a Região Norte ainda enfrenta os impactos da severa seca recente.
Além disso, especialistas alertam que essa elevação pode ser temporária, conhecida como “repiquete”, quando o nível sobe, mas depois volta a cair. As previsões do Serviço Geológico do Brasil também indicam a possibilidade de mais chuvas neste mês, o que pode influenciar ainda mais a situação hídrica da região.

Faça um comentário