Manaus
Família denuncia morte de paciente durante apagão no Hospital 28 de Agosto
Segundo a denúncia, o homem sofreu uma parada cardíaca no momento em que o hospital

Foto: Divulgação
Familiares de um paciente que morreu no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus, afirmam que o óbito ocorreu durante o apagão, que durou mais de 3h, na unidade de saúde, na tarde desta quinta-feira (3). Segundo a denúncia, o homem sofreu uma parada cardíaca no momento em que o hospital estava sem energia elétrica.
Uma assistente social que acompanhava outro paciente no 28 de Agosto, testemunhou o caos na unidade e ouviu falar o óbito.
“Uma pessoa chegou e disse que ele tinha acabado de falecer. Naquele momento, não havia energia. O que me pergunto é: por que um hospital tão grande, que atende pessoas de todo o Amazonas, não tem um gerador de energia funcional? Em Manacapuru, um hospital pequeno tem uma subestação de energia, por que esse aqui não tem?”, questionou Maria Eva.
Em nota, A Amazonas Energia disse que a interrupção não foi causada por falhas na rede de distribuição, mas por “problemas internos” do próprio hospital.
Já a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informou que a falta de energia foi provocada pelo rompimento de uma tubulação da rede de água, o que danificou as instalações elétricas subterrâneas do hospital. O apagão durou mais de três horas, e pacientes relataram desespero durante o incidente, especialmente porque o gerador de emergência não entrou em operação.
Seis pacientes em estado grave serão transferidos para outras unidades de saúde em Manaus, segundo a pasta.
A falta de energia causou um caos e pânico na unidade de saúde. Foram mais de três horas de apagão e correria no hospital.

Faça um comentário