Manaus
Manaus é uma das cidades com pior qualidade do ar do país, diz Ministério da Saúde
A situação é agravada pelos incêndios florestais que atingem não apenas o Amazonas, mas também outros estados da região Norte.

Fotos: Filipe Jazz/TCE
Manaus tem registrado focos diários de incêndios e queimadas, o que levou a cidade a ser apontada pelo Ministério da Saúde como uma das capitais com a pior qualidade do ar no Brasil. A capital amazonense figura ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte em um ranking divulgado pela pasta, que apontou pelo menos dois dias consecutivos de poluição atmosférica acima do limite diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 15 μg/m³.
A situação é agravada pelos incêndios florestais que atingem não apenas o Amazonas, mas também outros estados da região Norte e de outras partes do Brasil, como Acre, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essas queimadas têm levado os níveis de poluição a patamares críticos, colocando em risco a saúde da população.
De acordo com o Ministério da Saúde, a exposição prolongada a esse cenário de poluição aumenta o risco de doenças respiratórias e cardíacas, especialmente entre os mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com condições preexistentes. A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) já está atuando nos estados mais afetados, incluindo o Amazonas, para avaliar a situação e oferecer suporte.
Em resposta à crise, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, enfatizou a importância da prevenção como estratégia fundamental para reduzir os impactos das queimadas. Enquanto isso, a população de Manaus continua a lidar com os efeitos diários da fumaça e das condições insalubres do ar, em um cenário que parece estar longe de melhorar.

Faça um comentário