Conecte-se conosco

Brasil

Pix bate novo recorde, com 124,3 milhões de operações em um só dia

Haddad estuda junto ao BC usar ferramenta como solução de crédito.

Foto: Reprodução

Um novo recorde de transações diárias do Pix, o mecanismo de pagamento instantâneo do Banco Central, foi registrado. Na última sexta-feira, 5, foram feitos 124,3 milhões de operações de transferências e pagamentos em tempo real. Esse volume representa 68,4 bilhões de reais em transações. As operações superam as de 6 de abril de 2023, quando foram feitos 122,4 milhões de transações no sistema do Banco Central.

Implantado em novembro de 2020, o Pix caiu no gosto do brasileiro. No ano passado, a ferramenta se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado no país, com 24 bilhões de operações. É de olho na popularidade do Pix que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenta endereçar uma questão sobre o crédito.

Há um mês, Haddad afirmou que conversou com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a possibilidade de parcelamento de operações feitas no débito com utilização do Pix. Para Haddad, a nova funcionalidade da ferramenta pode melhorar as condições de crédito no país. Não há data prevista nem confirmação para sua implementação.

“Pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário, você parcelar usando essa ferramenta e melhorando as condições de competitividade, de crédito no país”, disse o ministro.

*Com informações da Veja