Conecte-se conosco

Política

Justiça Eleitoral barra candidatura de ex-prefeito de Apuí

A decisão impede sua participação na eleição majoritária de outubro, na qual ele buscava retomar o cargo de chefe do Poder Executivo Municipal.

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu nesta quinta-feira (12) indeferir o registro de candidatura de Antônio Marcos Maciel Fernandes, conhecido como Marquinhos Macil (MDB), ex-prefeito de Apuí. A decisão impede sua participação na eleição majoritária de outubro, na qual ele buscava retomar o cargo de chefe do Poder Executivo Municipal.

O juiz eleitoral Luís Márcio Nascimento de Albuquerque acolheu as impugnações feitas pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), pelo Partido Liberal (PL) local e pelo candidato a vereador Carlos Alves da Silva (União Brasil). As impugnações questionavam a elegibilidade de Antônio Marcos devido a irregularidades em suas contas de gestão.

A inelegibilidade foi confirmada com base em contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que resultaram em uma condenação por improbidade administrativa. As irregularidades identificadas foram consideradas graves e sem possibilidade de recurso, consolidando a decisão do TRE-AM.

Com essa decisão, Antônio Marcos Fernandes está impedido de participar das eleições municipais deste ano, devido às alegações de irregularidades e improbidade administrativa durante seu mandato anterior.