Política
Maduro é reeleito presidente da Venezuela com 51,21% dos votos
Legitimidade do resultado das eleições anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país foi contestada pela oposição ao atual chefe do Poder Executivo

Foto: AP Photo/Fernando Vergara
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou Nicolás Maduro vencedor das eleições presidenciais. Se por um lado várias nações questionam a legitimidade da vitória e cobram transparência no processo, por outro os apoiadores do presidente reeleito falam em um momento histórico.
“Eu sou Nicolás Maduro Moros, o presidente reeleito da República Bolivariana da Venezuela. Irei defender a nossa democracia, a nossa lei e o nosso povo”, proclamou Maduro, em Caracas.
As declarações surgiram no final de um atraso de seis horas na divulgação dos resultados das eleições de domingo (28/07). Maduro venceu 51,21 % dos votos, contra os 44,2 % do seu adversário, Edmundo González Urrutia.
De acordo com a autoridade eleitoral, com cerca de 80% dos votos contados, Maduro garantiu mais de 5 milhões de votos, em comparação aos 4,4 milhões de Urrutia.
O resultado representou um golpe para a oposição venezuelana, que contestou a votação que reelegeu Maduro. Apesar de dividida, a oposição se mantinha unida em torno da candidatura de González Urrutia.
*Com informações da RTP

Faça um comentário